O que é isso??? A volta do que você estava achando que tinha eliminado...Isso mesmo, a volta da sua deformação óssea, ela pode acontecer sim, mas depende mesmo do seu cuidado e levar seu repouso a sério , conforme seu cirurgião determinar.
Tenho medo, muito mesmo disso acontecer, mas levarei a sério essa etapa em minha vida.
Segue explicações mais tecnicas sobre o assunto:
Após qualquer movimentação terapêutica, ortodôntica ou cirúrgica, as estruturas biológicas irão sofrer acomodações, macroscópicas ou microscópicas, adaptando-se à nova biomecânica das estruturas faciais (adaptação funcional).
Quando ocorre uma mudança das estruturas dento-esqueléticas que ultrapassam os limites da adaptação funcional, ocorrendo novamente uma má oclusão, nesta situação ocorreu uma recidiva.
Recidiva em ortodontia e cirurgia ortognática significa que houve um retorno parcial ou total da má oclusão, ou até o surgimento de um novo tipo de má oclusão.
A recidiva em ortodontia e cirurgia é uma das complicações mais temidas pelos profissionais e pacientes. O profissional sente-se frustrado por ter perdido o objetivo do tratamento (curar o paciente de uma má oclusão) e o paciente por ter perdido os benefícios (estéticos, funcionais e psicológicos) que a oclusão normal lhe proporcionaria.
A recidiva, em cirurgia ortognática, pode surgir com vários níveis de gravidade. Poderíamos classificá-la em:
- Pequena, quando não é necessária uma intervenção terapêutica ocorrendo umacompensação natural.
- Moderada, quando é necessária uma compensação ortodôntica para o restabelecimento da normalidade.
- Grande, quando é necessário um retratamento ortodôntico-cirúrgico.
- Intratáveis, quando não devem ser tratadas, por fatores individuais do paciente, independente da gravidade.
O que causa a recidiva? Como evitar? Estas são perguntas extremamente importantes e que precisam ter uma resposta para que sua incidência seja a mínima possível.
As causas da recidiva podem ser:
- Por uma falha no tratamento (nas fases de diagnóstico e planejamento, ortodôntico e cirúrgico),
- Por falta de colaboração do paciente,
- Por fatores inesperados,
- Por fatores biológicos desconhecidos.Amanhã tenho minha manutençãozinha mensal e sonhando em encontrar meu cirurgião terça dia 15/01. Estarei cheia de novidades!! \0/É tudo que tenho pra hojé!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário