quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10/01/2013

A TEMIDA RECIDIVA!!!

O que é isso??? A volta do que você estava achando que tinha eliminado...Isso mesmo, a volta da sua deformação óssea, ela pode acontecer sim, mas depende mesmo do seu cuidado e levar seu repouso a sério , conforme seu cirurgião determinar.
Tenho medo, muito mesmo disso acontecer, mas levarei a sério essa etapa em minha vida.

Segue explicações mais tecnicas sobre o assunto:

Após qualquer movimentação terapêutica, ortodôntica ou cirúrgica, as estruturas biológicas irão sofrer acomodações, macroscópicas ou microscópicas, adaptando-se à nova biomecânica das estruturas faciais (adaptação funcional).
Quando ocorre uma mudança das estruturas dento-esqueléticas que ultrapassam os limites da adaptação funcional, ocorrendo novamente uma má oclusão, nesta situação ocorreu uma recidiva.
Recidiva em ortodontia e cirurgia ortognática significa que houve um retorno parcial ou total da má oclusão, ou até o surgimento de um novo tipo de má oclusão.

A recidiva em ortodontia e cirurgia é uma das complicações mais temidas pelos profissionais e pacientes. O profissional sente-se frustrado por ter perdido o objetivo do tratamento (curar o paciente de uma má oclusão) e o paciente por ter perdido os benefícios (estéticos, funcionais e psicológicos) que a oclusão normal lhe proporcionaria.

A recidiva, em cirurgia ortognática, pode surgir com vários níveis de gravidade. Poderíamos classificá-la em:

  1. Pequena, quando não é necessária uma intervenção terapêutica ocorrendo umacompensação natural.
  2. Moderada, quando é necessária uma compensação ortodôntica para o restabelecimento da normalidade.
  3. Grande, quando é necessário um retratamento ortodôntico-cirúrgico.
  4. Intratáveis, quando não devem ser tratadas, por fatores individuais do paciente, independente da gravidade.

O que causa a recidiva? Como evitar? Estas são perguntas extremamente importantes e que precisam ter uma resposta para que sua incidência seja a mínima possível.
As causas da recidiva podem ser:

  1. Por uma falha no tratamento (nas fases de diagnóstico e planejamento, ortodôntico e cirúrgico),
  2. Por falta de colaboração do paciente,
  3. Por fatores inesperados,
  4. Por fatores biológicos desconhecidos.




    Amanhã tenho minha manutençãozinha mensal e sonhando em encontrar meu cirurgião terça dia 15/01. Estarei cheia de novidades!! \0/



    É tudo que tenho pra hojé!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

08/01/2013

Ontem tive manutenção e cada vez que vou lá sempre informo que caso em 10/2013, acho que minha Drª. deve está cansada de tanto que eu lembro a ela do casório... kkkk
Na verdade a manutenção será sexta, porque coloquei ontem separadores entre o segundo molar e terceiro molar na parte superior, falta uma banda ser colocada, agora estou com aquelas borrachinhas azuis que incomoda mais que carro de som as 6hr da manhã na sua janela...kkkkkk
Hoje fiz umas pesquisas sobre implante dentário, e o que descobri é que é o olho da cara fazer esse procedimento, vou logo perguntando ao meu cirurgião como vai ser isso, e quando isso vai me custar. Mas sei que vou ter que fazer. Buáaaaaaaaaaaaaaa...
Vou deixa mais um vídeo que achei no youtube ex- classe III.
 
P.S: Caso você seja dona do vídeo e deseje a retirada dele do blog, favor informar!
 
 
É tudo que tenho para hojé!!
 
 
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

03/01/2013

Olha eu aqui dinovo... Vouu tentar em 2013, colocar mais posts falando de tudo que encontro pela net e as coisas que vem acontecendo comigo também,  até porque isso aqui me ajudará no meu pós operatório, tenho certeza!!
Hoje vou falar sobre a limpeza dos nossos queridos dentinhos, porque todo mundo que usa aparelho sabem que fica muito, mais muito dificil a higienização. Eu uso a escova da Oral-B Indicator Plus, acho as cerdas macia, assim não machuca, uso a interdental, fio dental limpador de lingua e listerine.
Você está achando que o post é besta? Então saiba, que só aprendi a escovar corretamento os dentes ano passado, quando fui fazer manutenção e Drª Fernanda, disse que minha escovação não estava satisfatoria e que deveria melhorar porque continuando com essa má escovação no pós operatório eu poderia ter uma infecção O.O abri um olho e corri para farmacia comprar todas as escovas e utensílios para melhorar a escovação.
Para ajudar, segue abaixo uma figura, onde mostra com o ciclo correto de escovação.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

02/01/2013

2013 CHEGOU, PARA MINHA ALEGRIAA


Olhaaa pessoal, feliz 2013 para todos vocês!!
 
Acho que na ultima publicação contei que minha dentista solicitou uma panoramica, fiz e após essa foto, fui fazer minha manutenção, em conversa com ela, me falou que achava que somente em março/13 eu faça essa cirurgia.
Ainda não retornei ao Drº Bruno Cantharino para ele verificar o andamento do meu tratamento, estou ansiosa, porque só posso ir nele quando meu quadrado estiver no triangulo, já falei sobre isso aqui, mas não estou achando o post para colocar o link, mas é o seguinte, o quadrado no triangulo é a expressura do fio utilizado no break... Acabei de achar o post aqui.
Então até agora o tal do fio que eu mais sonho não chegou, estou com consulta marcada  para minha próxima manutenção pra segunda 07/01, vou perguntar a ela, quando chego nesse fio, aff, como fico ansiosa com a demora, mas Drª Fernanda disse que minha movimentação está muito boa, e minha raizes estão movimentando junto e isso é um ótimo sinal.
Confio muito nos profissionais que estão me tratando, e fico imensamente feliz em pensar que daqui a pouco farei minha cirurgia.
Quero dizer também as pessoas que estão na dúvida de fazer a ortognatica ou não, que não fiquem escutando o que os outros, que na real NÃO SABEM DE NADA do assunto, converse com pessoas que estão na mesma situação que você, no caso paciente, e com buxo-maxilo, dentistas, fonoaudiólago, até mesmo psicólogo que entendem do pós operatório, porque esses sim podem te explicar com detalhes corretos do que pode acontecer, como é o pré e pós cirúrgico, pessoas que não passaram ou não conhecem direito a cirurgia fica só pentelhando a nossa mente e nos colocando pra baixo muitas vezes. Falo isso porque tem pessoas próximas a mim que falam que sabe de alguém que fez e ficou com a cara muito inchada e que não viu diferença alguma e que passar por sofrimento desse pra quê?? Ai o povo não se toca mesmo e você não deve dar ouvidos a pessoa negativas que não conhece seu estado clinico, não sabe nada sobre modida cruzada, bruxismo, ou DTM  Disfunção da Articulação Temporomandibular...
Então quer opnião sobre seu quadro clinico dentario procure um buco-maxilo!!